BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus editorial, 1978.
______________ Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
KOUDELA Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo, Perspectiva, 2006.
KREMER, Nair. Deslocamentos – Experiências de Arte-educação na periferia de São Paulo. Edusp, 2003.
KUSNET, Eugênio. Ator e Método. São Paulo: Hucitec, 1992.
MAGALDI, Sábato. Iniciação ao Teatro. São Paulo: Buriti, 1965.
NOVELLY, Maria C. Jogos Teatrais. Exercícios para grupos e sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 1994.
QUINTERO, Eudosia Acuña. Estética da Voz – uma voz para o ator. São Paulo: Summus editorial, 1989.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003.
_____________ Cadernos de Corpo e Dança – os temas de Rudolf Laban (I, II, III, IV) . São Paulo: Annablume, 2006.
REVERBEL, Olga. Jogos Teatrais na Escola. São Paulo: Editora Scipione, 2002.
_______________ Oficina de Teatro. Porto Alegre, Kuarup, 1993.
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Brincadeira e Conhecimento. Porto ALegre: Mediação, 2002 (Cadernos Educação e Arte, 1)
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro.São Paulo: Perspectiva, 2008.
_____________ Jogos Teatrais na Sala de Aula. SÃO PAULO: PERSPECTIVA, 2008.
STANISLAVSKY, Constantin. A construção da Personagem. Rio: Civilização Brasileira, 1976.
VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro. Porto ALegre: L&PM, 1987.
Catálogo da exposição LYGIA CLARK, da obra ao acontecimento. Somos o molde a você cabe o sopro. Curadoria: Suely Rolnik e Corinne Diseren, 2005.